Lula nomeia André Corrêa do Lago como presidente da COP30 em Belém

Lula nomeia André Corrêa do Lago como presidente da COP30 em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a nomeação do embaixador André Corrêa do Lago como presidente da COP30, conferência climática da ONU que ocorrerá em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro. Com sólida carreira no Itamaraty e vasta experiência em negociações ambientais, Lago atualmente é secretário de clima no Ministério das Relações Exteriores.

Durante uma reunião no Palácio do Planalto com ministros e autoridades, a decisão foi considerada estratégica, destacando a habilidade de Lago em dialogar com diferentes setores, como o agronegócio. Ana Toni, secretária de clima do Ministério do Meio Ambiente, foi designada CEO do evento.

Lago, que já liderou a delegação brasileira na última conferência climática, é reconhecido por sua atuação na criação da Aliança Global para os Biocombustíveis e por sua relação harmoniosa com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em discurso, ele enfatizou preocupações com a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris, mas destacou a continuidade do diálogo internacional sobre questões climáticas.

A conferência promete ser um marco para o Brasil, reunindo líderes globais para discutir ações contra a crise climática.

Publicar comentário