Trump vetou plano israelense para matar líder do Irã, dizem oficiais
O presidente dos EUA, Donald Trump, vetou recentemente um plano de Israel para assassinar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, segundo revelaram neste domingo (15) dois altos funcionários do governo americano à Reuters.
De acordo com as fontes, que pediram anonimato, autoridades israelenses relataram que haviam identificado uma oportunidade para eliminar Khamenei, em meio à escalada militar contra o programa nuclear iraniano. No entanto, Trump teria ordenado que o plano fosse descartado.
“Os iranianos mataram algum americano? Não. Até que façam isso, nem sequer estamos falando em atacar a liderança política deles”, afirmou um alto funcionário da Casa Branca.
As fontes acrescentaram que membros do governo americano têm mantido comunicações constantes com autoridades israelenses desde que Israel lançou um grande ataque aéreo contra o Irã, dias atrás.
Netanyahu desconversa
Questionado sobre o assunto em entrevista à Fox News, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não confirmou nem negou a informação:
“Há muitos relatos falsos de conversas que nunca aconteceram. Não vou entrar nesse mérito. Mas posso dizer que faremos o que for necessário, e acredito que os EUA sabem o que é bom para os EUA.”
Diplomacia em pausa
Trump segue defendendo uma retomada das negociações nucleares com Teerã — que estavam agendadas para este domingo em Omã, mas foram suspensas após os bombardeios.
“Nós sabíamos de tudo sobre os ataques israelenses”, afirmou o presidente americano à Reuters na sexta-feira.
Enquanto isso, a escalada de tensões no Oriente Médio continua, com receios crescentes de um confronto mais amplo na região.



Publicar comentário