Urna digital: Nepal faz eleição online e surpreende o mundo
Enquanto países como o Brasil e os Estados Unidos debatem entre o voto impresso e a urna eletrônica, o Nepal inova e cria um modelo de eleição digital. Após a queda do governo e o Parlamento em chamas, milhares de jovens se organizaram no Discord, transformando a plataforma de gamers em uma verdadeira convenção política de emergência.
A iniciativa partiu da ONG Hami Nepal, que criou um servidor que rapidamente se tornou o epicentro do debate nacional, reunindo mais de 145 mil pessoas. Por meio de voz, texto e vídeo, ativistas da Geração Z realizaram uma votação para escolher o novo líder do governo de transição.
A escolhida foi Sushila Karki, ex-chefe da Suprema Corte do país, que já se reuniu com o presidente e o comandante do Exército. O episódio, inédito na história política, mostra a força das redes sociais e da organização da Geração Z. O que começou como uma tentativa de banir redes sociais por parte do governo se tornou um experimento político que pode abrir um novo precedente para o futuro da democracia em todo o mundo.



Publicar comentário