Trump e Putin retomam diálogo direto em meio à escalada na Ucrânia

Trump e Putin retomam diálogo direto em meio à escalada na Ucrânia

Em meio a um cenário cada vez mais volátil no leste europeu, Donald Trump e Vladimir Putin voltaram a conversar diretamente — em uma ligação que o Kremlin classificou como “franca e construtiva”.

Foi o sexto telefonema divulgado entre os líderes desde que Trump reassumiu a Casa Branca, e o foco, mais uma vez, foi a guerra na Ucrânia.

🗣️ Do lado americano, Trump teria pressionado por uma solução rápida e pragmática para encerrar o conflito.

🛡️ Do lado russo, Putin reafirmou os objetivos estratégicos de Moscou e acenou com uma possível nova rodada de negociações — mas sem concessões.

A conversa veio na esteira da decisão dos EUA de suspender parcialmente o envio de armas a Kiev, incluindo projéteis de artilharia. A Casa Branca diz que a medida é necessária para proteger o próprio estoque militar americano.

Enquanto isso, a Ucrânia sente o peso da guerra. No último fim de semana, o país sofreu o maior ataque aéreo noturno desde o início do conflito, e a ONU já registra um aumento de 37% nas mortes de civis nos últimos seis meses.

Como se não bastasse, a Coreia do Norte deve enviar mais 30 mil soldados para reforçar o exército russo na linha de frente — somando-se aos 11 mil já enviados em novembro de 2024.

📉 Zoom out: Trump ainda vende a ideia de que pode trazer a paz para o conflito europeu. Mas sua proposta de trégua de 30 dias foi rejeitada por Moscou. A ligação com Putin mostra que os canais diplomáticos estão abertos — mas o silêncio nas armas ainda parece distante.

Publicar comentário