Educação em São Paulo enfrenta colapso pós-pandemia: 81% dos alunos não aprendem o mínimo em português
Quase dois anos após o retorno das aulas presenciais, os dados escancaram: a educação básica em São Paulo ainda não se recuperou dos impactos da pandemia.
Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (29), apenas 19% dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública da capital paulista alcançaram o nível esperado de aprendizado em português. Em outras palavras, 81% não dominam nem o mínimo necessário na disciplina.
A crise atinge toda a rede básica do estado. Entre 2019 e 2023, os índices de aprendizado caíram de forma preocupante:
- 📉 Ensino médio: queda de 8,3% em português e 9,9% em matemática
- 📉 5º ano do fundamental: queda de 13,2% em português e 10,7% em matemática
Nem mesmo as escolas particulares escapam da realidade preocupante. Um em cada quatro estudantes conclui o ensino médio sem saber o básico em matemática, como resolver porcentagens simples ou calcular a área de um retângulo.
O problema também é nacional: no Brasil, 25% dos alunos da rede privada têm desempenho insuficiente em matemática e 10% em português, revelando um desafio estrutural que ultrapassa as fronteiras do setor público.



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